Conselho Jedi Bahia

www.conselhojedibahia.com.br

Cartaz de Guerra nas Estrelas em 1977

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, na verdade exatos 35 anos atrás, no dia 25 de maio de 1977, nos Estados Unidos, estreou Guerra nas Estrelas (Star Wars), ainda sem o subtítulo de Uma Nova Esperança.

Os espectadores estavam tão ansiosos, que apesar de ainda não existir a febre “Star Wars” formavam filas em antecipação, para assistir o filme.

O Cinema Mann's Chinese Theatre no dia 25 de maio de 1977

Porém o que mais chocou George Lucas não foi isso. Ao sentar em uma lanchonete do outro lado do aclamado Mann’s Chinese Theatre, cinema de Hollywood onde ocorrem as maiores e mais famosas estréias do mundo, George ficou impressionado ao ver uma imensidão de gente e muitas limousines (entre eles o do fundador da Playboy, Hugh Hefner) pararem no cinema. Contudo, ao conferir o filme que seria exibido, George perdeu o fôlego: era o seu filme, Star Wars, que não havia previsão de ser exibido no Mann’s Chinese Theatre, batendo o maior recorde de vendas em 50 anos de existência do local, faturando US$ 19.358,00 (sendo cada ingresso US$ 4,00).

John Williams no Grammy Awards de 1978

E assim, Star Wars foi um grande divisor de águas no cinema, pelos seus efeitos especiais inovadores, pela sua trilha sonora sem par e por uma abordagem totalmente nova do tema “Espaço Sideral”, recebendo três Prêmios Grammy pela sua trilha sonora, composta por John Williams (Melhor Composição Instrumental, pelo tema principal; Melhor Grade Original Escrita para um Filme ou Especial de Televisão, e Melhor Performance de Pop Instrumental), seis Oscars (Melhor Grade Musical Original, Melhor Edição, Melhor Efeito Visual, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Sonoplastia), além de um prêmio especial, entregue na mesma premiação, a Ben Burtt, pelos seus efeitos sonoros para aliens, criaturas e vozes de dróides.

Atores (e personagens) de Star Wars no Oscar de 1978

O seu sucesso também perdura até hoje,  havendo inúmeras re-exibições nos cinemas (1978, 1979, 1981, 1982 e por último em 1997), além de ser apenas o início de uma das sagas mais amadas e conhecidas do mundo, que todos nós (principalmente do Conselho Jedi Bahia) guardamos num lugar muitíssimo especial em nossos corações e em nossas mentes, nos inspirando a cada dia. Mas o que mais destaca essa saga não é apenas o seu estouro e sua inovação. É o fato de unir gerações e gerações de fãs, desde pessoas que já tinham uma certa idade avançada em 1977 até crianças muito novas dos dias de hoje, não havendo restrição etária, nem de gênero, de etnia, religião ou de opção sexual.

Conselho Jedi Bahia no 1º Encontro Semestral

Entretanto hoje não é mais “apenas” o dia da estréia de Star Wars. É também o Dia do Orgulho Nerd, data escolhida em função de nada mais, nada menos que a estréia da nossa saga mais querida. Além do Orgulho Nerd, é comemorado o Dia da Toalha, que homenageia Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias; O Glorioso 25 de maio, que homenageia Terry Pratchett, autor da série Diskworld e também o dia em que nasceu Frank Oz, o bonequeiro (manipulador de fantoches) que fez Miss Piggy, Urso Fozzie, Animal, Sam, a Águia, dos Muppets; Grover, Cookie Monster e Beto da Sesame Street (Vila Sésamo no Brasil), e o mais importante e mais marcante para todos nós: Yoda, tanto como fantoche, como a voz de Yoda de CGI (Computação Gráfica).

Megan Fox e seu orgulho Nerd Star Wars

Enfim, hoje, 25 de maio é um dia repleto de coisas consideradas nerds para se orgulhar. Saiamos na ruas vestindo nossas camisas, boné, mochilas, ou até mesmo toalhas ou sabres de luz e mostrar o nosso orgulho nerd, seja você fã de Senhor dos Anéis, RPG, Video Game, Star Trek, Star Wars, Diskworld, O Guia do Mochileiro das Galáxias, Game of Thrones, Lost, Zumbis, criaturas imaginárias, Anime, Mangá, Harry Potter, The Big Bang Theory, livros, tecnologia, ciências, etc. Hoje é o nosso dia.

Que a Força esteja com todos vocês.

shai.sato Em maio - 25 - 2012

Deixar um Comentário