Conselho Jedi Bahia

www.conselhojedibahia.com.br

Postagem sobre a Aliança Salvador por Shai Sato em maio de 2011, publicada em agosto de 2011 em seu blog “A Jedi do Crepúsculo”

Link: http://twilightjedi.blogspot.com

No dia 29 de maio deste ano aconteceu em Salvador (BA) o primeiro evento de Star Wars da Bahia: O Aliança Salvador; realizado pelo Conselho Jedi Bahia.

“These aren’t the books you’re looking for…” Stormtrooper (Jan Van Holthe)


De início não sabia se o evento valeria pena ou não, mas como sou doeeeeente por Star Wars, resolvi ver como era.

O evento no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Salvador  Shopping, e eu, por precaução, cheguei bem antes do evento  começar, mas pensando  “…esse evento só vai ter é uns gatos    pingados, no máximo umas cinqüenta pessoas…”.




Qual não foi meu choque, ao perceber que eu estava enganada:      compareceram mais de quinhentas pessoas! Foi taanta gente, que  alguns não  puderam entrar, pois o espaço não comportava tanta  gente!



Entrei na fila e fiquei feliz por ser um evento organizado, cheio de gente da produção, controlando tudo. De cima da livraria, vi que estavam expostas coisas como paper-crafts (ou “pepakura” do japonês, que é o diminutivo do nome original) de personagens da saga e miniaturas dos personagens feitas artesanalmente.

Ainda na fila, vi na entrada uma aglomeração e quando finalmente enxerguei, era um grupo de pessoas vestido de Darth Vader, Jedi, Stormtrooper!


Stormtrooper, Darth Vader, Obi-Wan 1, Jedi e Obi-Wan 2 na entrada da Livraria Cultura

No início do evento, passaram um vídeo de abertura baseado na abertura dos filmes da saga, com o texto rolando e tudo!

Durante o evento, rolou debate sobre os temas da saga, quiz, sorteios, duelo de sabres (siiiiim!!!) e concurso de cosplay (eu detesto esse nome, mas fazer o quê….).

No debate se discutiu sobre temas como quem seria o pai de Anakin Skywalker, se ele teria sido criado por Darth Plagueis, que segundo Darth Sidious conta no Episódio III – A Vingança do Sith, tinha tanto poder e era tão sábio que conseguia influenciar os midi-chlorians a gerarem vida (massa né?), já que Anakin é a pessoa com o maior número de midi-chlorians no sangue de todo o universo; sobre a aparição de Chewbacca no Star Wars – Guerra dos Clones; sobre qual era o nosso filme preferido da saga; etc.

Crianças também fizeram parte do debate, falando suas experiências com Star Wars, sobre Jabba ser o pai de Anakin, etc…

Darth Maul (Filippe Buccos), Mini-Vader e Darth Vader (Gabriel Avelar)

O debate foi interompido pela Aparição do evento: Mini-Darth Vader!!! Foi saudado pela platéia, que entoou a marcha imperial em sua homenagem!!

Também durante o debate, surgiu uma outra figura: Darth Maul! De maquiagem facial, lentes amarelas/vermelhas, e chifrinhos!!!!

The Younglings! (foto por Bruno Ricci)

Após o debate, deu-se início o quiz Star Wars, primeiro categoria “younglings” (pelo visto não estava na programação, mas tinha tanta criança que demonstrava interesse em Star Wars que decidiram na hora!), e depois a categoria adulta, claro, bem mais difícil.

Sinceramente, sou looooouca por Star Wars, mas não sei se acertaria mais da metade ali…tinha coisas da saga cinematográfica mesmo (que eu sabia bastante!), mas tinha muita coisa (como os estilos de combate com sabre de luz, quem não foi enterrado na tumba dos lordes Sith, etc.) que eu não fazia a mínima idéia…Inclusive porque eu nunca li as séries em HQ (História em Quadrinhos)…
Quem venceu o quiz era um cara que realmeeeeente sabia tuuuuuuuudo sobre Star Wars. Era impressionante! Ele tava na minha frente na fila pra entrar, e ficava preocupado querendo saber como fazia pra poder participar do quiz (agoniado mesmo!), e com razão! Ele era o que mais sabia mesmo!
No meio do quiz, tinha uma pergunta que era “O que Chewbacca falou nessa frase?”, em que era só pra descontrair mesmo, mas daí surgiu a idéia do Concurso Imite o Wookie, em que um representane de cada equipe tinha que imitar a voz de Wookie…
…muito engraçado!

Não faço a mínima idéia…

O concurso de cosplay foi fraquinho, pois só tinha um cara vestido de Jedi, na categoria adulta e o Mini-Vader no mirim que estavam realmente empenhados, com a fantasia bem feita. Tinha até um rapaz que parecia mais Harry Potter que um Jedi…

Os fundadores do Conselho Jedi Bahia: João Marcelo, Alex Raymond e Filippe Buccos

Após tudo isso, foram sorteados brindes como uma jaqueta liiiinda de Darth Vader (que eu comprei, mas isso já é em outro post…não vamos misturar as histórias!), pen drives no formato dos personagens, etc.

O mais hilário do dia foram os anfitriões do evento: dois caras vestidos de Jedi (Alex Raymond e João Marcelo), muuuito engraçados, com direito a imitação de Sílvio Santos, Wookies, e tradução simultânea de português para inglês. Eu nunca vi ninguém fazer tradução simultânea tão bem aqui em Salvador quanto no evento! (Choquei!). Os dois foram muito simpáticos e estão de parabéns por conseguirem cativar tanto a platéia!
O clímax do evento se deu no duelo de sabre de luz, que na verdade foi uma coreografia muuuito bem sincronizada e ensaida, reproduzindo a cena do famoso duelo entre Anakin Skywalker (Lucas Bittencourt) e Obi-Wan Kenobi (João Marcelo) no Episódio III – A Vingança do Sith, em Mustafar. Foi muito emocionante, arrepiante, eu fiquei de queeeixo caído, ainda mais porque os sabres que eles utilizaram foram Force FX’s, que são famosíssimos por serem über-sensíveis, frágeis pra caramba (no caso, triscou? RACHOU!). Com certeza exigiu muito ensaio, segurança, coragem e confiança pra fazer essa apresentação.
O incrível foi que o áudio era realmente do filme, então eles tavam não só perfeitamente sincronizados entre si, mas também sincronizados com o áudio da cena do filme também!!
Enfim, foi perfeito, me deixou sem palavras!

Peeeeeeerfeeeeeito! (foto por Bruno Ricci)

A única coisa que eu notei que tava “errado” era a cor do sabre de Anakin, já que no filme ambos tem sabre azul, mas eu compreendi totalmente, já que um Force FX é CAAAARO! Além de que isso não afetou a performance nem a vibe que passaram no duelo.
Reparem na reação da platéia! Foi assim que eu fiquei também!


Eu e Jedi Master Alex Raymond (reconhecem minha camisa? Eu que fiz.)

Trooper Jan Van Holthe e eu

Eu e o presidente, Jedi Master João Marcelo

Mais sobre o CJBA – Conselho Jedi Bahia?
Aguarde por novos posts e vá agorinha para as páginas do CJBA:

rauanchaves Em agosto - 22 - 2011

7 Respostas so far.

  1. Rauan disse:

    AEEE SHAI! kkkk
    Concordo com tudo, menos sobre o debate, claro que tem algumas coisas à melhorar, mas foi bastante interessante. :D

  2. No Face disse:

    Deu pra sentir pela expressão, o quanto a Shai adora crianças. MEGA LOL XD

  3. O cara que sabia tudo.(Gustavo Andrade) disse:

    Acho que vc exagerou quando diz q sei tudo de SW. Posso dizer q sou um avido leitor, leio o q esta a disposiçäo. Obrigado pela nota, e quero elogiar seu exelente texto. Espero poder ser citado outras vz.

    • Shai disse:

      Espero mesmo que você apareça nos nossos próximos eventos! E realmente eu queria saber nem que seja METADE do que você sabe de Star Wars. Meu conhecimento se priva a basicamente o que aparece na saga cinematográfica…

  4. Thank you for blogging. That’s the most interesting article I have found about this.

Deixar um Comentário